NoticiasAI

Presidente da República elogia feitos patrióticos de Mário Machungo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje que o antigo Primeiro-Ministro, Mário Machungo, falecido semana passada em Portugal, vítima de doença, dedicou a sua vida à causa do povo, tendo se notabilizado como combatente da luta de libertação nacional e em diversas etapas de desenvolvimento social e económico do país.

Falando no velório que antecedeu o seu funeral, no Paços do Conselho Municipal de Maputo, o estadista destacou ainda as qualidades patrióticas, políticas e humanas e de “defensor acérrimo da independência política e económica do nosso país.

Nyusi disse que os moçambicanos continuarão a seguir o legado de Machungo, acrescentando que “o povo inclina-se perante a memória de um dos seus maiores dirigentes pós-independência nacional”.

Dirigiu, igualmente, palavras de consolo e conforto à família enlutada, garantindo que os seus feitos e ensinamentos serviriam de inspiração para os moçambicanos.

No acto, foram igualmente lidas mensagens da família, amigos, colegas de trabalho do Banco Internacional de Moçambique, todas destacando as qualidades ímpares de patriota que deu o melhor de si pela causa dos moçambicanos.

Os restos mortais do malogrado serão sepultados ainda na tarde de hoje, no Cemitério de Lhanguene, na capital do país, num funeral oficial, segundo decisão tomada pelo Conselho de Ministros.

Recorde-se que antes do velório oficial teve lugar uma homenagem pública, em que centenas de pessoas prestaram a sua última homenagem a Mário Machungo.

 

    Fonte:Jornal Notícias