O Presidente do Congresso Nacional Africano, Cyril Ramaphosa, considera prematuro iniciar já o debate sobre a sucessão da liderança do partido.

Falando este domingo no fecho da sessão especial do Comité Executivo Nacional do ANC, Ramaphosa lembrou que o congresso que vai eleger os novos dirigentes do partido está agendado para Dezembro de 2027.

Ramaphosa diz que as prioridades do ANC passam pela renovação das estruturas partidárias e pela obtenção de bons resultados nas eleições Municipais de 2026.

O posicionamento de Cyril Ramaphosa surge numa altura em que alega-se haver já movimentações de grupos, no seio do ANC, no sentido de encontrar, o quanto antes, o sucessor do actual líder do partido, sobretudo depois do descalabro eleitoral de Maio passado:

Qualquer corrida á liderança ou loby nestas alturas será uma distração aos grandes princípios da nossa revolução democrática. Teremos tempo para discussões de forma disciplinada em torno da questão de sucessão no nosso partido. Agora, não é esse tempo. De facto, o nosso próximo congresso será em 2027 e hoje estamos em 2024. Portanto temos muito tempo para lidarmos com esta questão de sucessão. Por agora o ANC deve focar-se na reconstrução da organização e deve focar-se, também, nos preparativos das eleições autárquicas de 2026” ,disse.

Posicionamento do presidente do ANC, Cyril Ramaphosa, em torno dos que apregoam urgência do debate sobre a sucessão na liderança do partido.

Entre outras matérias, o comitê executivo nacional  do ANC disse que vai estabelecer um órgão de apelação para decisões tomadas por seu órgão interno  de fiscalização.

Isso acontece numa altura em que o ANC busca fortalecer a  comissão de integridade, que tem a tarefa de garantir que os membros cumpram o código de conduta do partido.

Por estas alturas, há um número crescente de  membros do ANC de alto escalão que enfrentam alegações de má conduta. (RM Johannesburg)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *