O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou a todos os cidadãos moçambicanos e todas as forças vivas da sociedade “para que juntos lutemos para acabar com esta doença, reforçando a comunicação para a mudança de comportamento na comunidade e contribuindo para a criação de um ambiente mais saudável”.

O apelo foi feito por ocasião do Dia Mundial da Malária que hoje se assinala, sob o lema “Preparados para Vencer a Malária”.

Na mensagem a que o Notícias Online teve acesso, o estadista anotou que a data foi instituída com o intuito de sensibilizar toda a sociedade a reflectir sobre esta doença, que tem estado a dizimar milhares de pessoas no mundo e, particularmente, em Moçambique.

“Este ano a efeméride tem lugar num ambiente preocupante, pois a Organização Mundial da Saúde declarou estar a registar-se uma desaceleração na redução dos casos de malária, com aumentos das cifras, mesmo em países que estavam próximos de eliminar a doença”, referiu.

Nyusi disse ainda que no caso de Moçambique o Inquérito de Indicadores de Imunização revela que a prevalência da doença é de 40,2%, “sendo que continua a constituir um dos principais problemas de saúde pública, representando 45% de atendimento nas consultas externas nas unidades sanitárias do país. Apesar dos esforços para a sua redução, estas cifras ainda são altas”.             

Todavia, o Presidente da República recordou que a malária é uma doença que pode ser evitada e que tem cura e  sobre a qual os esforços para o seu controlo têm mostrado resultados animadores, principalmente quando todos se engajam no seu combate.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *