O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve, esta sexta-feira (12), uma conversa telefónica com o Secretário-Geral das Nações Unidas(SG da ONU), António Guterres, com quem partilhou os últimos desenvolvimentos sobre a resposta à Covid-19, o processo de paz em Moçambique e outras matérias de cooperação multilateral com o Sistema das Nações Unidas.

No que tange ao processo de paz no país, o Chefe de Estado partilhou os últimos desenvolvimentos do diálogo, sobretudo a retomada do DDR, que se pretende seja célere e efectivo, com a Renamo a mostrar vontade política para prosseguir até ao seu término.

“Na interacção, mostrei satisfação pelo empenho, dedicação e profissionalismo do representante pessoal do Secretário-Geral e presidente do Grupo Internacional de Contacto, o Embaixador Mirko Manzoni”, soube o “Notícias” da rede social Facebook do Presidente.

A fonte indica que, de forma breve, os dois dirigentes abordaram, igualmente, a situação dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, onde há registo de centenas de deslocados, para além de destruição de infra-estruturas socioeconómicas públicas.

“Avancei com as medidas do Governo de Moçambique e o papel importante das agências das Nações Unidas no apoio humanitário às populações afectadas, sobretudo o PMA”, lê- se na publicação.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *