NoticiasAI

Prime Rate cai pelo segundo mês consecutivo

A taxa de juro de referência do sistema financeiro de Moçambique (‘Prime Rate’) desce para 18,5 porcento este mês, contra 19,3 porcento que vigorava em Julho passado.

Trata-se da segunda descida consecutiva (Julho e Agosto), abrindo, deste modo, condições para a queda da taxa do juro fixada pelos bancos centrais aos clientes (actualmente nos 13,25 porcento).
Segundo a AIM, essa descida consta do comunicado conjunto do Banco Central e Associação Moçambicana de Bancos (AMB).
A criação desta taxa visa eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro e entrou em vigor a 01 de Junho de 2017.
O objectivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à ‘Prime Rate’ mediante a análise de risco de cada contrato.
Sobre o ‘spread’ padrão (acréscimo à taxa de juro) das 17 instituições de crédito incorporadas, consta que no crédito a particulares e consoante o banco, essa margem varia entre 2,50 e 40,70 pontos percentuais para o crédito ao consumo e entre 1 e 6 pontos para crédito à habitação.
No crédito às empresas, a margem pode ser nula ou ir até 22,70 pontos para empréstimos até um ano, ou variar entre 1 e 22,70 pontos para prazos maiores.
As operações de ‘leasing’ estão sujeitas a margens entre 2 e 5,50 pontos para ‘leasing’ mobiliário e entre 1,50 e 5,50 para ‘leasing’ imobiliário.
A 19 de Junho passado, o Comité da Política Monetária do Banco de Moçambique decidiu reduzir a taxa de juro de referência no mercado em 100 pontos base, para 13,25 porcento. Trata-se da primeira descida em seis meses, uma vez que a mesma mantivera-se nos 14,25 porcento.
Nos próximos meses, o Banco Central admitiu mais uma revisão em baixa da taxa, ou seja, tornar o crédito mais barato na banca.

    Fonte:Jornal Notícias