As primeiras-damas de África realizaram, este domingo, uma sessão paralela à 37a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governos da União Africana.
Trata-se da 28a Sessão Ordinária das Primeiras Damas de África para o Desenvolvimento.
A Primeira-Dama da República de Moçambique destacou os projectos sociais em curso, no país, em várias áreas, levados a cabo pelo seu gabinete.
São projectos que, segundo Isaura Nyusi, visam mitigar problemas de saúde, de educação, as violências contra a rapariga e baseada no género, bem como a promoção da igualdade.
Os projectos sociais incluem apoio aos idosos e pessoas com deficiência, entre outras acções segundo a Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi.
No tocante ao combate as uniões prematuras, Isaura Nysui, partilharam notas sobre a campanha em curso no pais desde 2017 cujo objectivo é sensibilizar as comunidades para abandonarem esta prática.
No tocante aos desafios, a Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, apontou a constante busca de parceiros para o financiamento e implementação de projectos, com destaque para o de medicina física e de reabilitação especializadas para atender a setecentas mil pessoas.
O encontro das primeiras-damas de África decorreu no âmbito da 37 Cimeira da União Africana, que terminou este domingo, na capital etíope, Addis-Abeba. (RM)
Fonte:Rádio Moçambique Online