Pela primeira vez em Lisboa, o mundial de Match Racing junta nas margens do rio Tejo alguns dos melhores velejadores do mundo. São 12 as tripulações em prova, duas delas compostas por atletas portugueses, que receberam convite da organização para participar nesta prova do circuito.

No primeiro dia da etapa do mundial, em Lisboa, foi preciso esperar pelo vento. Demorou, mas quando chegou permitiu uma estreia positiva aos portugueses, que defrontaram alguns dos melhores do mundo.

A tripulação liderada por Hugo Rocha, que passou o susto do dia ao ficar sozinho no catamarã, fez três corridas, sendo que a melhor posição que conseguiu foi um quinto lugar.

Já Bernardo Freitas estreou-se como líder de uma tripulação e, nas quatro regatas que efetuou, conseguiu termina na sexta posição por duas vezes.

A classificação é liderada pelo seis vezes campeão do mundo, o britânico Ian Williams.

Nos primeiros dois dias de prova, oito catamarãs saem em simultâneo para a água, competindo em regatas consecutivas. Entre sexta e domingo a prova reduz-se a oito formações que competem em duelos de dois para dois.

É esta sexta-feira, após o tiro de largada, dado às 12h10 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desde o Navio Escola Sagres, que começam as eliminatórias.

O mundial termina entre 8 e 12 de novembro em Shenzhen, na China, mas a prova portuguesa pode ser decisiva para o desfecho do mundial: é a segunda de quatro provas do Mundial que passa também pela Noruega e pela Suécia.

Fonte:TSF Desporto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *