A POLÍCIA da República de Moçambique (PRM) manifesta a sua disponibilidade para colaborar com a família de Sofrimento Matequenha, antigo deputado e delegado provincial da Renamo, para a identificação e exumação dos seus restos mortais, enterrados algures na província  de Manica.

Sofrimento Matequenha foi assassinado há dias por indivíduos desconhecidos. O corpo do finado foi abandonado numa mata na zona de Pindanganga, no distrito de Gondola, na província  de Manica.

Segundo fontes familiares, Matequenha terá sido raptado na tarde de 13 de Dezembro corrente e o seu corpo foi encontrado por um grupo de camponeses numa mata em Gondola.

Por ser desconhecido naquela zona, as comunidades tentaram sem sucesso localizar os familiares do finado, até que decidiram sepultá-lo naquela região.

Mais tarde, a família da vítima tomou o conhecimento sobre a morte de Sofrimento Matequenha e dirigiu-se ao local para a localização dos seus restos mortais.

O chefe de Departamento de Relações Públicas da PRM, em Manica, Mário Arnaça, afirmou ter sido informado pela imprensa da morte do ex-deputado, Sofrimento Matequenha. Por isso, aconselha a família a se dirigir a uma unidade policial a fim de apresentar uma queixa.

Em conferência imprensa, ontem em Chimoio, capital provincial de Manica, Arnaça disse que a morte de Sofrimento Matequenha ainda não foi formalmente comunicada à PRM, entretanto, garantiu que quando as autoridades forem devidamente notificadas o caso merecerá um tratamento cuidadoso a fim de se esclarecer o caso.

“Mesmo em Gondola, a família não comunicou a Polícia sobre a morte deste ex-deputado. A ser feita, nós, a SERNIC, a Procuradoria e a Saúde estaremos no local para trabalhos de exumação, reconhecimento do corpo e entregar a família. Aguardamos, a todo o momento, qualquer comunicação da família para tomarmos a iniciativa que visa esclarecer o caso” afirmou a fonte.

“Estamos disponíveis para colaborar com a família em tudo que for necessário para juntos percebermos o que terá acontecido com a vítima. Se há ou não uma mão política por detrás desta morte, acrescentou.

Sofrimento Matequenha além de deputado parlamentar da Renamo, na Assembleia da República, também exerceu durante vários anos o cargo de delegado provincial do partido Renamo, em Manica.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *