O MINISTÉRIO da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) decidiu proibir a circulação de banana produzida nas províncias de Cabo Delgado e Nampula para outras regiões do país, após detectar uma nova doença que ataca aquela cultura.

Vulgarmente conhecida por “Mal de Panamá”, a doença foi detectada nas empresas Matanuska e Jacaranda, acreditando-se que a mesma pode causar prejuízos na ordem dos 100 por cento da produção.

Aliás, e segundo um comunicado do MASA recebido na nossa Redacção, a firma Matanuska, na província de Nampula, sofreu perdas significativas numa área de 1550 hectares, situação que conduziu à declaração de insolvência da empresa em Fevereiro último.

Na companhia Jacaranda, a doença já afectou severamente duas farmas localizadas nas províncias de Nampula e Cabo Delgado.

O MASA proíbe igualmente a movimentação de material de propagação, nomeadamente socas e plântulas, bem como o acesso às farmas afectadas, com excepção dos trabalhadores das mesmas e técnicos fitossanitários ou entidades devidamente autorizadas.

Como medida de contenção, foi decretada a suspensão de toda a produção de banana na empresa Matanuska. Porém, as farmas afectadas da Jacaranda deverão permanecer em produção, mas sob medidas rigorosas de quarentena.

Segundo o MASA, o produto vendido em Cabo Delgado e Nampula deve ser lavado e desinfectado com fungicida, transportado em condições seguras e as embalagens de empacotamento de bananas (caixas, sacos, etc.) tratadas de forma a remover todo o solo e poeiras aderentes.

O “Mal do Panamá” habita no solo e infecta as plantas a partir das raízes. Esta doença ocorre em vários países do mundo como Brasil, Austrália, Honduras, Suriname, Costa Rica, Taiwan e Filipinas.

Os seus sintomas caracterizam-se pelo amarelecimento progressivo das folhas da bananeira que, posteriormente, acabam por murchar.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *