A Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC) produziu, de Fevereiro a esta parte, 257 mil bilhetes de identidade (BI) com chip.

Segundo o porta-voz da instituição, Alberto Sumbane, que falava hoje, em conferência de imprensa, estes resultados foram alcançados mercê da introdução da nova plataforma de emissão do BI, que fornece mais segurança ao documento, que o anterior modelo.

“A plataforma veio revolucionar o sistema de emissão do BI. Agora produzimos 15 mil documentos por dia, sendo que em períodos de muita demanda chegamos a emitir perto de 30 mil, contra os oito mil da plataforma anterior”, disse.

O porta-voz destacou que quando da introdução do modelo anterior, em 2009, foram produzidos 88 mil bilhetes de identidade nos primeiros nove meses.

Alberto Sumbane afirmou que os casos de falsificação de documentos, envolvendo, sobretudo, estrangeiros, tendem a reduzir com a emissão do BI com chip.

“A título de exemplo, travamos, nos primeiros nove meses, seis tentativas de obtenção de BI por estrangeiros. Enquanto isso, processamos disciplinar e criminalmente 10 funcionários da instituição, por tentativa de facilitação de emissão do BI a pessoas inelegíveis”, referenciou.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *