NoticiasAI

Projecto impulsiona Sistema de Saúde de Moçambique

SSC Combined Graduate Level Examination

2nd Loop EP alt Text

O Ministério da Saúde (MISAU) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram hoje um acordo para a implementação de um projecto que irá fortalecer o Sistema de Saúde moçambicano.

O projecto terá como foco o reforço da gestão do sistema da cadeia de abastecimento de medicamentos e produtos médicos e o aprimoramento das condições de atendimento e cuidados clínicos para pacientes com tuberculose multi-resistente.

O projecto inclui a construção de um novo armazém provincial em Chimoio e reparações no armazém regional da Beira e em outras instalações de saúde regionais. Este investimento, no total de USD 6 311 156 até 31 de Dezembro de 2020, representa um contributo para o acesso e garantia de serviços, medicamentos e outros produtos de saúde de qualidade que salvam vidas.

A iniciativa pretende, igualmente, apoiar a implementação das subvenções do Fundo Global de Combate ao SIDA, a Tuberculose (TB) e a Malária, para alcançar as metas e estratégias nacionais de saúde (PEN 2015-2019, Plano Estratégico e Operacional de TB 2014-2020).

A cerimónia de assinatura e lançamento do projecto foi testemunhada pelo Secretário Permanente do MISAU, Dr. Zacarias C. Zindoga, e pelo representante residente interino do PNUD, Martim Faria e Maya, na cidade-capital, Maputo.

“Este projecto irá contribuir para melhorar a qualidade de vida das nossas populações, apoiando os esforços e metas do Governo para garantir que os cidadãos sejam saudáveis e livres de doenças. Somente pessoas saudáveis podem ser capazes de contribuir de forma significativa para a agenda nacional de desenvolvimento sustentável”, disse o Secretário Permanente.

Martim Maya afirmou que “o PNUD louva o Fundo Global pelo apoio que tem concedido ao país ao longo dos últimos anos, o que tem permitido a continuação dos programas de combate ao HIV/SIDA, TB e malária. O PNUD sente-se honrado pela parceria com o Ministério da Saúde e compromete-se a apoiar o aceleramento da implementação das subvenções do Fundo Global. Através deste modelo de parceria, o PNUD está disponível para apoiar as autoridades nacionais na maximização do impacto desses financiamentos na vida dos cidadãos”.

Não obstante o progresso assinalado, há ainda muito a ser feito para garantir que Moçambique possa providenciar serviços e cuidados de saúde de qualidade, particularmente em alguns ambientes rurais.

Além disso, o desafio dos elevados casos de HIV, tuberculose e malária coloca uma imensa pressão sobre o sistema de saúde do país, representando ainda uma séria ameaça à saúde pública.

Somente em 2017, 130 000 novas infecções por HIV foram reportados e 86 515 casos de tuberculose notificados.

Fonte:Jornal Notícias