UM barco típico do oceano Índico, construído com técnicas tradicionais, no âmbito do projecto de preservação do património “Sea Sound”, voltou a ligar a Ilha de Moçambique à aldeia piscatória costeira de Cabaceira Pequena.

O projecto Sea Sound, financiado pelos Estados Unidos, envolveu seis jovens líderes comunitários e 10 estagiários que receberam formação em pesquisa do património oral e técnicas de gravação, filmagem e edição, naquela histórica ilha a norte, “afectada pelas alterações climáticas e sob a ameaça de perder a sua história única devido à propagação do extremismo violento”.

“Foi construído um barco de 8,5 metros, utilizando as tradições ancestrais da comunidade, que agora serve para transportar os moradores entre a Ilha de Moçambique e a Cabaceira Pequena. O processo de construção da embarcação faz parte de mais de 80 conteúdos sobre o património cultural marítimo e 120 canções de mulheres e homens do mar, gravadas em áudio e vídeo, que em breve estarão disponíveis numa plataforma digital e nas rádios comunitárias”, explicou a fonte.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *