NoticiasAI

Pyongyang desafia Trump e testa novo míssil

NO meio temores mundiais de uma nova guerra na península coreana, a Coreia do Norte lançou ontem um míssil, mas o teste fracassou. O ensaio, apesar de mal sucedido, é um claro desafio aos Estados Unidos, cujo Presidente, Donald Trump, prometeu na semana passada que o “problema” norte-coreano será “tratado”.

O lançamento aconteceu um dia depois de um grandioso desfile militar das forças norte-coreanas em Pyongyang para celebrar o 105.º aniversário natalício de Kim Il-sung, o fundador do país e avô do actual líder de Kim Jong-un.

No desfile foram exibidos cerca de 60 mísseis, incluindo um foguete que poderia ser um novo tipo de míssil balístico intercontinental.

Sem estar a comentar o desfile, Donald Trump disse ontem, na sua conta no Twitter, que trabalha com a China para resolver o problema na Coreia do Norte.

As tensões entre Coreia do Norte e o Governo de Trump aumentaram notavelmente nos últimos dias. A Casa Branca fez uma clara advertência a Pyongyang após bombardear a Síria no dia 7 de Abril corrente. Um par de dias depois, o Pentágono mobilizou para a península coreana o porta-aviões Carl Vinson e a sua frota. O navio de guerra com capacidade e propulsão nuclear é um dos maiores da frota norte-americana e transporta 6000 militares e 90 aviões e helicópteros.   

A principal preocupação de Washington é a determinação da Coreia do Norte de desenvolver um míssil intercontinental que possa atingir o território estadunidense. Embora apenas um punhado de países conte com essa tecnologia – EUA, Rússia, China, India, e talvez Israel-, Pyongyang dá passos notáveis para consegui-lo. O líder norte-coreano advertiu que planeia completar um teste ainda durante este ano.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/66646-pyongyang-desafia-trump-e-testa-novo-missil.html