A SELECÇÃO nacional de futebol partiu na manhã de hoje para Douala, onde na tarde de quinta-feira vai defrontar a sua congénere dos Camarões em partida inserida na terceira jornada do Grupo “F” de qualificação ao CAN-2021, a realizar-se naquele país.

Os “Mambas” partem para um terreno bastante difícil, mas determinados adaro melhor de si para, pelo menos, evitar a derrota, o que passa por muito sacrifício e se manter ajustados à estratégia que for desenhada pela equipa técnica, evitando possíveis erros.   

O seleccionador nacional, Luís Gonçalves, pretende apresentar um Moçambique atrevido,com personalidade, mas também com muita responsabilidade no jogo, sobretudo na hora de defender.

Tem neste momento à sua disposição 80 por cento dos jogadores que escolheu para esta “operação”. A integração de Salomão é vista como uma alternativa para colmatar a ausência do “central” Mexer, lesionado no estágio em Portugal, no mês passado, assim como daindisponibilidade de Simão, que era tido como certo, mas que não foi cedido pelo clube japonês Vegalta Sindai no qual milita.

Os “Mambas” partem depois de uma preparação de apenas três dias no solo pátrio, envolvendo atletas que actuam internamente. Dos jogadores que jogam fora de portas, apenas o “central” Chico, que evolui na vizinha África do Sul, se juntou ao grupo de trabalho na última sessão de treinos realizada na sexta-feira. O médio Kambala, que também evolui na África do Sul, mais o defesa Francisco (Bonera), que joga em Portugal, chegaram na sexta-feira a Maputo, portanto não houvetempo de se juntar ao grupo na derradeira sessão de treino.

Com a integração de Chico, Kambala e Bonera elevou-se para 13 o número de jogadores até então disponíveis, sendo que Luís Gonçalves vinha inicialmente trabalhando com um grupo interno composto por 10 jogadores, nomeadamente os guarda-redes Guirrugo, Victor e Frenque;  os defesas Sidique, Bhéu e Salomão, este substituiu Simão; os médios Dominguez (ainda sem clube), Kito, Nenê e Telinho.

Este grupo vai juntar-se, em Douala, aos defesas Zainadine Jr., Edmilson e Reinildo, médio Geny Katamo e os avançados Amáncio, Witi, Clésio, Ratifo, Luís Miquissone e Reginaldo.

Chegado aos Camarões, os “Mambas” esperam fazer, já com o grupo completo, três sessões de treino, sendo que a primeira está prevista para esta tarde e as restantes terão lugar amanhã e quarta-feira.A sessão de quarta-feira é oficial, portanto destinada à adaptação ao terreno de jogo.

A Selecção nacional e os restantes membros da comitiva para Camarões foram submetidos a testes de despiste da Covid-19, no sábado, cujos resultados deverão ser conhecidos esta manhã.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *