A SELECÇÃO Nacional Feminina Sub-20 de Futebol vai defrontar a África do Sul na segunda eliminatória de acesso ao Campeonato Mundial, a ter lugar na Costa Rica em 2022, depois de ter afastado Eswatini, por 2-0, no agregado das duas “mãos” (0-0, na primeira “mão”, e 2-0, na segunda, sábado em Maputo).

O jogo da primeira “mão” frente às sul-africanas realiza-se entre os dias 25 e 26 do próximo mês, sendo que o da segunda “mão” terá lugar entre os dias 9 e 10 de Outubro.

Para chegar a esta segunda eliminatória, a formação moçambicana venceu com agregado de 2-0, visto que na primeira “mão”, as treinadas de Júlia Fumo empataram sem golos na sua deslocação ao reino do Eswatini, há sensivelmente duas semanas.

No encontro da segunda “mão, sábado no campo da Associação Black Bulls, Moçambique ganhou por 2-0, com golos de Elsa, aos 20 minutos, e Nádia  aos 35.

“Não foi uma vitória fácil tendo em conta que na segunda parte as jogadoras acusaram algum cansaço. Sabíamos que teríamos algumas dificuldades e, viu-se pelas oportunidades de golo que ficaram por marcar na etapa complementar. Daqui para a frente é só pensar no próximo adversário e, claro, iniciar desde já a preparação para tal. Temos a plena consciência que teremos pela frente uma potência do futebol feminino ao nível da zona. Vamos desde já fazer uma avaliação daquilo que foi a nossa prestação”, afirma Júlia Fumo, treinadora da equipa nacional.

Por conseguinte, a falta de competição a nível interno por conta da pandemia da Covid-19 tem sido um factor condicionante para o bom desempenho das selecções. Uma das formas encontradas pelo Gabinete Técnico da Federação Moçambicana de  Futebol para manter as selecções  em competição foi a introdução dos torneios inter-provinciais que têm por objectivo  identificar jovens talentos (rapazes e meninas) o mais cedo possível por todo o país e, a partir daí, encaminhá-los para as respectivas selecções.

Paralelamente a isso, a selecção sénior feminina, ora comandada por Felizarda Lemos (Fifi), já se encontra a trabalhar com vista ao COSAFA, que este ano voltará a ter lugar na cidade de Port Elizabeth, no próximo mês, para depois enfrentar a África do Sul, em Outubro deste ano, nas eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN). 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *