NoticiasAI

QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL-2022: Egipto procura segundo triunfo no reduto do Gabão

A NOITE deste domingo (05) pelas (21.00 horas) está reservada para uma partida entre o Gabão e o Egipto a contar para a segunda jornada do Grupo “F” de qualificação – zona africana – para o “Mundial” de futebol a ter lugar no Qatar de 21 de Novembro a 18 de Dezembro.  

Este encontro reveste-se de uma grande importância para ambos os conjuntos. É que, por um lado, o Egipto, que venceu Angola (1-0), na primeira jornada, procura o segundo triunfo e sabe que a acontecer estará a dar um passo gigantesco rumo àquele que é o seu principal objectivo que é de terminar o grupo em primeiro e transitar para a terceira e última fase de qualificação para o “Mundial”, e, por outro, o anfitrião, Gabão, não se pode dar ao luxo de perder pontos, depois de na ronda inaugural ter sido derrotado no campo da Líbia (2-1).

O historial de confrontos entre Egipto e Gabão atribui 100% de favoritismo aos “faraós”, visto terem vencido os três duelos. O último despique, de carácter amigável, foi em 2004 e o resultado foi de 2-0. Já nos dois jogos anteriores, um amistoso, em 2000, e em 1994, a contar para a fase de grupos do CAN, o desfecho foi de 4-0.

Refira-se que o Egipto conta com três presenças em campeonatos do Mundo (1934, 1990 e 2018), enquanto o Gabão almeja chegar à maior competição de selecções pela primeira vez.

O outro embate do grupo entre Líbia e Angola está marcado para terça-feira 7 de Setembro.

TOGO-NAMÍBIA

Ainda nos jogos marcados para hoje, o Togo recebe, às 18.00 horas, a Namíbia para a segunda jornada do Grupo “H”.

Os togoleses, que contam com uma presença em campeonatos do mundo (em 2006, na Alemanha), têm a seu favor o factor casa para conquistarem os primeiros pontos, depois do desaire na ronda passada diante do Senegal (2-0). Já a Namíbia vem de um empate caseiro com o Congo (1-1) e quer também somar os primeiros três pontos, um cenário bem provável, se se atender que o conjunto togolês está longe de ser aquele que fez furor e que esteve presente no “Mundial” de 2006.

A segunda ronda fica fechada, na terça-feira, quando o Congo receber o Senegal.

Por seu turno, para o Grupo “E” jogam Ruanda e Quénia na tarde de hoje a partir das 15.00 horas. Espera-se um jogo equilibrado entre aquelas que são tidas comoas menos fortes do grupo. Na primeira jornada, o Ruanda perdeu (1-0) no Mali e o Quénia não foi além de um empate a zero com o Uganda.

Argélia cilindra com Slimani em destaque

A ARGÉLIA recebeu e goleou o Djibouti (8-0), na primeira jornada do Grupo “A” da segunda ronda, com o avançado Islam Slimani a notabilizar-se como a figura do jogo ao apontar quatro golos.

O avançado apontou um “poker” (cinco minutos, 25, 46 e 53) e igualou Abdelhafid Tasfaout como o melhor marcador da história da Argélia. Ambos somam 36 golos pelos “fenécs”.

Bensebaini (26’), Bounedjah (40’), Mahrez (67’) e Zerrouki (69’) apontaram os restantes que colocam a Argélia no topo do grupo, com os mesmos três pontos do Burquina-Faso.

Marrocos também estreou-se com uma vitória sobre Sudão, por 2-0, no Grupo “I”. Um golo de Aguerd  aos dez minutos e um auto-golo de Abdalla  aos 53 selaram o triunfo do conjunto magrebino.

Com este resultado, Marrocos coloca-se na liderança do grupo com três pontos, mais dois que Guiné-Conacri e Guiné-Bissau.

Refira-se que só os primeiros classificados seguem para a próxima ronda.

Fonte:Jornal Notícias