NoticiasAI

Quarentena obrigatória para quem é de um país com mais mil casos confirmados

Quarentena obrigatória para quem é de um país com mais mil casos confirmados

“Deverão ficar em quarentena, os cidadãos provenientes de todos os países que têm o número de casos de coronavírus acima de mil casos e também aqueles países cujo número de infecções diárias está acima 100 por um período de 48 horas”, revelou a directora nacional da Saúde Pública, Rosa Marlene, citando a China, Itália, Coreia do Sul, Irão, Alemanha e a França, como os países que estão na “lista negra” e cujos cidadãos devem ficar obrigatoriamente em quarentena ao desembarcar no solo pátrio.

A informação foi avançada hoje, em Maputo, num encontro com vários parceiros de cooperação de mostraram abertura em apoiar o país a combater o novo coronavírus em caso de surto.

E porque as medidas de quarentena anunciadas pelas autoridades da saúde não estão muito claras e geraram controvérsias, o ministro da Saúde, Armando Tiago, reconheceu que há alguns aspectos que poderão ser melhorados.

“Entendemos que a quarentena ainda é uma questão discutível, mas existem poucas questões, no mundo, que são de consenso total e acreditamos que com o tempo e com o apoio da Organização Mundial da Saúde bem como outras entidades experientes poderão nos aconselhar e nós melhorarmos o que estamos a propor como medidas de quarentena”, reconheceu Armindo Tiago, ministro da Saúde, justificando que devem-se olhar para as medidas de quarentena como um gesto que “nós temos para garantir o corte da transmissão e não é nada relacionado com países ou com entidades específicas”.

O titular da Saúde agradeceu, ainda, a abertura dos parceiros de cooperação em ajudar o país a lidar com eventual surto do novo coronavírus. “Queremos dizer que o mais, rapidamente, nós vamos submeter o plano de realocação dos recursos, mas também vamos submeter aquele nosso orçamento já com indicação de que parte poderá ser coberta com o orçamento do Estado e onde precisaremos do apoio dos parceiros”.  

Fonte:O País