Quatros jornalistas, dois chilenos e venezuelanos, foram detidos na noite de terça-feira perto do palácio presidencial em Caracas, informou o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Imprensa.

Rodrigo Pérez e Gonzalo Barahona, que trabalham para o canal de televisão chileno TVN, foram detidos por membros da segurança presidencial, juntamente, com dois repórteres venezuelanos, Mayker Yriarte e Ana Rodríguez, do canal digital VPI.

Pérez e Barahona chegaram a Caracas para realizarem a cobertura da crise política que se vive no país e que se agravou a 23 de Janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.

Guaidó, de 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.

Nicolás Maduro, de 56 anos, no poder desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.

A repressão dos protestos antigovernamentais da última semana causou 35 mortos, de acordo com várias organizações não-governamentais.

Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *