Perto de 400 estudantes finalistas ou graduados universitários terão estágios profissionais remunerados nas empresas sediadas no Parque Industrial de Beleluane, na província de Maputo.

Numa primeira fase, 90 estudantes da Universidade Wutivi serão integrados nas 36 empresas que compõem o Parque Industrial, segundo estabelece o acordo recentemente assinado por Inocente Mutimucuio, reitor da Unitiva, e José Rato, director do Parque Industrial de Beleluane. O estágio terá a duração de três a seis meses.

Dos estágios profissionais a serem concedidos durante os dois anos de vigência do projecto, 40 por cento das vagas são destinados a mulheres. A prioridade, segundo indicou o Parque Industrial, vai para os estudantes ou graduados universitários da zona onde o mesmo está implantado, neste caso Matola, Boane e Beleluane, que demonstrando competências profissionais serão contratados.  

Mecânica, electricidade, recursos humanos e relações jurídicas são algumas das áreas onde os estagiários serão integrados, num projecto com financiamento do Reino Unido e com duração de dois anos. Findo este tempo, segundo indicou o representante do parque, serão desencadeados mecanismos de extensão do programa com vista a conceder mais oportunidades de emprego aos jovens.

Para Inocente Mutimucuio, reitor da Wutivi, a cooperação vai ao encontro dos anseios dos estudantes que buscam oportunidades de emprego ou que procuram adquirir prática para melhor integração no mercado de emprego, que nos últimos tempos tem sido um problema devido a factores conjunturais. 

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *