ÁREAS ainda não especificadas de floresta foram devastadas este ano devido à queimadas descontroladas que flagelam o distrito de Macossa, Norte da província de Manica. O fenómeno é incentivado pela abertura de novos campos agrícolas e caça ilegal.

Segundo o chefe de Repartição de Gestão Ambiental no Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estrutura (SDPI), Zeca Mário, muitos focos de queimadas descontroladas têm lugar na coutada Nº. 13, que se encontra vulnerável, pois, não tem operador, enquanto na coutada 9 as queimadas são reduzidas devido ao controlo dos fiscais.

De acordo com Zeca Mário, para além do desmatamento, as queimadas descontroladas destruíram onze casas construídas com base em material precário e três celeiros, no posto administrativo de Macossa-sede.

Mário disse que, para minimizar esta prática nociva ao ambiente, as autoridades governamentais naquele ponto do distrito colocam placas de proibição de queimadas nas regiões propensas ao fenómeno.

Para pôr fim às queimadas descontroladas em Macossa, segundo a nossa fonte, tem se recorrido à prática de queimadas frias ou controladas para evitar o desmatamento.

O dirigente acrescentou que a distribuição de colmeias melhoradas à população faz parte de actividades inseridas nas acções de combate às queimadas, tendo sido distribuídas este ano cerca de 30 colmeias, através do Conselho Executivo Provincial.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *