Rádios e televisões passam a divulgar Constituição da República em Emakwa e Changana

As rádios e televisões nacionais, passam a partir da noite de hoje, a transmitir nas línguas Emakwa e Changana, programas que expliquem os direitos e deveres fundamentais dos cidadãos, previstos na Constituição da República de Moçambique.

Segundo Director Executivo do Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação, SEKELEKANI, Tomás Vieira Mário, a grande maioria dos moçambicanos ainda não está preparada para ler a constituição em português, é por isso, que em 2019, foi lançada a constituição nas línguas Emakwa e Changana, para que os cidadãos destas línguas (que são a maioria), possam ter acesso aos seus direitos e deveres patentes na “lei mãe”.

“Este documento, aparece como um documento para as elites que estão no parlamento ou no governo, o que é errado, portanto, devia haver um esforço para que as pessoas conheçam os seus direitos, liberdades e deveres fundamentais, em todas línguas”.

Tomás Vieira Mário disse ainda que é por querer promover a cidadania que a partir desta quarta-feira, as televisões e rádios vão fazer a divulgação, nas línguas já traduzidas.

“As pessoas vão poder ver e ouvir a partir desta noite, nas televisões e rádios do sinal aberto, através da STV e da Rádio Moçambique, nas províncias de Gaza e Nampula”, disse.

A fonte aponta a necessidade de os deputados usarem as línguas nacionais para debaterem as suas ideias no parlamento.

A constituição poderá ser traduzida para outras línguas nacionais e para o braile, de modo a abranger a todos.

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *