Cyril Ramaphosa foi ontem eleito pelo Parlamento como o novo Presidente da África do Sul, algumas horas após a resignação de Jacob Zuma.

Ramaphosa, líder do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder desde 1994) e vice-presidente da África do Sul até quarta-feira, foi empossado logo de imediato pelo presidente do Tribunal Constitucional sul-africano, Mogoeng Mogoeng, numa sessão extraordinária da Assembleia Nacional.

O novo Presidente da África do Sul era o único candidato à sucessão de Zuma e a eleição aconteceu depois que dois partidos da oposição, entre os quais os Combatentes da Liberdade Económica (EFF), abandonaram a sala.

A oposição solicitara sem sucesso a dissolução da Assembleia Nacional e eleições antecipadas.

Depois de ganhar, em Dezembro último, a liderança do ANC, Ramaphosa, 65 anos, foi o principal impulsor das manobras para procurar a renúncia de Jacob Zuma, que acabou se efectivando na noite de quarta-feira.

Cyril Ramaphosa, que deve dirigir o país até as eleições gerais de 2019, nas quais é já o candidato do ANC, torna-se assim no quinto chefe do Estado da África do Sul pós-apartheid.

Desde 1994 que o ANC tem obtido a maioria absoluta no Parlamento, tendo o país sido presidido sucessivamente por Nelson Mandela (Maio de 1994 a Junho de 1999), Thabo Mbeki (Junho de 1999 a Setembro de 2008), Kgalema Motlanthe (interino, Setembro de 2008 a Maio de 2009) e Jacob Zuma (Maio de 2009 a Fevereiro de 2018).

Espera-se que Ramaphosa se dirija ao país, na noite de hoje, num discurso em que irá abordar o Estado da Nação, intervenção que esteve prevista para a semana passada e para ser pronunciada por Zuma.

(LUSA/TIMESLIVE)

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *