CENTO e cinquenta raparigas dos 18 aos 24 anos de idade residentes na cidade da Beira receberam recentemente “kits” de iniciação de auto-emprego em gastronomia, culinária, corte e costura, avicultura, pastelaria, horticultura, canalização, electricidade instaladora, cabeleireiro, higiene e segurança no trabalho, no âmbito do modelo SIYAKHA, visando ao seu fortalecimento económico e mitigação da problemática do HIV/SIDA.

SIYAKHA é um modelo de empoderamento económico holístico de raparigas, adolescentes e mulheres jovens do “DREAMS”, orientado para o mercado.

DREAMS, que significa sonhos em português, é um programa que visa reduzir os índices de infecção pelo HIV entre adolescentes e mulheres jovens. A iniciativa, cujo patrono é a Comunidades Saudáveis Desenvolvidas (COMUSANAS), visa evitar a contaminação pelo HIV/SIDA e uniões prematuras.

A cerimónia de entrega dos kits e certificados foi dirigida pela secretária de Estado na província de Sofala, Stella Zeca. No seu discurso, lembrou que muitas raparigas abandonaram a sua formação e tornaram-se vulneráveis por não encontrar actividades geradoras de renda.

“Quando uma mulher não tem educação, formação ou preparação para a vida, cresce exponencialmente a sua vulnerabilidade à violência sexual, infecção por HIV, uniões e prematuras, entre muitas outras questões que infelizmente encontramos na nossa sociedade”, afirmou.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *