A POPULAÇÃO da localidade de Nkonga, no distrito de Nangade, em Cabo Delgado, solicitou recentemente ao governador da província a permanência das Forças de Defesa e Segurança (FDS) na região, até que se confirme a neutralização completa dos homens armados que no dia 16 de Janeiro do ano em curso mataram duas pessoas e feriram uma outra, além de terem roubado bens da população e saqueado medicamento no posto de saúde local.

O pedido foi formulado por Ibraimo Maravi, em representação dos residentes de Nkonga, durante um comício popular orientado pelo governador Júlio Parruque, na sede distrital de Nangade.

Maravi destacou que, devido ao receio de regresso dos homens armados, os aldeões não se estão a envolver activamente no processo de produção agrícola.

“Se retirarem as tropas, quem nos vai proteger? Se isso acontecer, todos nós iremos para a sede distrital”, disse.

Em resposta, o governador de Cabo Delgado explicou que as Forças de Defesa e Segurança estão no terreno para garantir segurança de todos os habitantes da região e irão continuar até que se confirme o fim da movimentação dos indivíduos armados. Apelou para que a população redobre a vigilância.

“Todos somos chamados a dar o nosso máximo, com criação de grupos de vigilância, colaborando com as autoridades. Nangade não deve servir de campo para a prática de acções terroristas, de grupos que vêm de outros países para pôr em pânico à nossa população. As Forças de Defesa e Segurança vão continuar aqui para perseguir os malfeitores”, garantiu Júlio Parruque.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *