O recenseamento eleitoral abrangeu, até terça-feira última, um total de 526.851, o equivalente a 67 por cento dos 785.444 potenciais eleitores na província de Tete.
Segundo a porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Maria Jacinta Paulino, estes números ainda são provisórios, porque não contemplam os dados de alguns postos, devido à falta de comunicação. “Vão evoluir à medida que recebermos mais informações.”
“E sobre a previsão global para este ciclo eleitoral, considerando também os dados das autarquias, temos a dizer que conseguimos recensear, até terça-feira, um universo correspondente a 80,28 por cento”, explicou a fonte.
O processo arrancou a 15 de Abril último, à escala nacional, devendo terminar hoje, quinta-feira. 
Para este recenseamento de raiz, o STAE em Tete constituiu 447 brigadas compostas por 1341 brigadistas, posicionados nos 1001 postos, que contam com 550 agentes de educação cívica envolvidos na mobilização dos potenciais eleitores.
Entretanto, a porta-voz do STAE admitiu ter havido alguns constrangimentos, como a falta de familiarização dos brigadistas com os mobiles, avaria de algum equipamento e de fontes de alimentação de energia, mas que foram ultrapassados nos primeiros dias do recenseamento eleitoral.
“Recebemos do STAE central 263 painéis. Adquirimos, localmente, 110 geradores, que supriram os problemas de falta de corrente eléctrica e assim o processo prosseguiu nos moldes normais”, acrescentou.

 

  

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *