Recenseamento eleitoral: Problemas técnicos podem comprometer metas previstas pela CNE

As organizações da sociedade civil, que observam o recenseamento eleitoral no país, receiam que as metas previstas pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) não sejam cumpridas até 30 de Maio, data em que termina o processo.

Desde o arranque do processo, a sociedade civil assegura ter visitado 2.893 postos, instalados em 161 distritos, tendo constatado avarias de impressoras, falta de tinta e papel para imprimir cartões dos eleitores.

Os observadores verificam, também, que 49 postos, dos quais cinco no distrito de Mogovolas, província de Nampula, e 44 em Gurué, na Zambézia, só entraram em funcionamento no último domingo, devido à avaria de geradores, painéis solares e impressoras.

Por outro lado, dados preliminares da observação, indicam que há postos de recenseamento nos distritos de Nampula e Cabo Delgado, que interromperam as suas atividades na sequência da passagem do ciclone tropical Kenneth e a situação foi regularizada. Porém, a insegurança em Cabo Delgado continua a dificultar o processo de recenseamento nos distritos de Macomia, Mocímboa da Praia, Mueda e Palma.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *