Há evidências do crescimento que a província de Gaza tem vindo a alcançar, resultante da entrega da sua população ao trabalho.

Esta apreciação foi feita ontem pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, durante o comício popular que orientou na Vila de Massingir, marcando o fim da sua visita de trabalho de três dias à província de Gaza.

O Chefe do Estado moçambicano assume que o resumo de tudo quanto viu desde que entrou, pelo distrito de Limpopo, passando por Mandlakazi e Chibuto, até Massingir, é que na Província de Gaza todos estão a trabalhar e os resultados são visíveis.

“Inauguramos hoje, aqui em Massingir, um  sistema de abastecimento de água e, tal como me disseram, até 2023, mais de 26 mil habitantes terão água. Afinal água existe, falta apenas melhorar a sua distribuição”, apontou Nyusi.

Construído com financiamento conjunto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e do Governo de Moçambique, o sistema vai garantir água para toda a vila de Massingir, a custos reduzidos. Actualmente, a distribuição abrange oito mil habitantes, mas esperando-se que o número de beneficiários suba até 26 mil.

O sistema é dotado de duas bombas e um depósito elevado. A rede de distribuição prolonga-se por 29.9 quilómetros ao longo da Vila, suportando 301 ligações domiciliares e 21 fontanários. Para a sua gestão, foi contratada uma entidade privada, como forma de garantir a qualidade dos serviços.

Relativamente à preocupação com o centro de saúde e maternidade, Filipe Nyusi explicou que já foi lançado um concurso e que em breve os serviços se saúde serão melhorados.

“Portanto, continuaremos a dar o máximo de nós para que a vida do povo de Gaza melhore. Muitos pensam que todo se concentra em Maputo, mas agora estamos a demonstrar que a nossa aposta é também Gaza e todas as restantes províncias do país”, disse.

Filipe Nyusi também partilhou com a população de Massingir, as últimas informações sobre o projecxto de construção de um aeroporto naquela província, Segundo disse, o embaixador da China, país que financia o empreendimento, assumiu que este ano será lançada a primeira pedra para a construção do aeroporto em Gaza, a única do país que ainda não possui uma infra-estrutura do género.

“Gaza está a caminhar. Devagar, mas de maneira sólida. Não estamos a falar, estamos a fazer”, destacou o Chefe do Estado.

Sobre o processo de descentralização, o Chefe do Estado apelou ao envolvimento de todos os moçambicanos de modo a viabilizar as iniciativas em curso, que considera serem um grande contributo para a paz efectiva no país.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *