A AUTORIDADE Tributária de Moçambique (AT) anunciou a colecta de 18,1 mil milhões de meticais em receitas para o Estado em 2022, contra 13,4 mil milhões de meticais cobrados em 2021, que representa um crescimento de 25,82 por cento.

A receita, segundo o coordenador da Unidade de Tributação da Indústria Extractiva (UTIE), na AT, Aníbal Balango, resulta dos impostos cobrados aos grandes projectos na exploração de recursos naturais.

De acordo com a fonte, citada pela AIM, o montante é referente à arrecadação de 11,5 mil milhões de meticais provenientes do sector mineiro e 6,5 mil milhões de meticais do sector petrolífero.

“Os grandes projectos na área de recursos naturais, em 2022 contribuíram para os cofres do Estado com um total de 18,1 mil milhões de meticais”, disse Balango, esta quarta-feira, em Maputo, durante o Balanço das Actividades Desenvolvidas pela AT no Sector Extractivo.

No que se refere aos impostos específicos da actividade mineira, a fonte avançou que, a AT arrecadou 7,5 mil milhões de meticais, contra 2,6 mil milhões de meticais referentes a 2021, um crescimento em 192 por cento.

Já no que concerne aos impostos específicos das actividades petrolíferas, a fonte avançou que a AT arrecadou 644,09 milhões de meticais, contra 484,4 milhões de meticais de 2021, um crescimento de 32 por cento.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *