O GOVERNADOR da província de Maputo, Júlio Parruque, procedeu hoje, sexta-feira (23), no Posto Administrativo da Matola-Rio, distrito de Boane, ao lançamento do programa de assistência a mais de 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade devido a Covid-19.

O programa é financiado pela Mozal no valor de 210 mil dólares norte-americanos, e será implementado pela Caritas de Moçambique por um período de três meses.

Trata-se dum programa que, segundo afirmou Júlio Parruque, vai complementar a assistência prestada pelo fundo de apoio às pessoas vulneráveis no âmbito da Covid-19 que, na província de Maputo, abrange 76 mil agregados familiares.

No distrito de Boane, o fundo beneficia a 3.600 famílias. O programa hoje lançado abrange 3 mil beneficiários de kits de alimentos e 4.100 de insumos agrícolas.

Numa referência à situação da Covid-19 na província, Parruque revelou que desde que foi despoletado o primeiro caso no país, em Março de 2020, já foram registados 12.358 casos, 12.220 recuperados e 59 óbitos e existem 798 casos activos.

O governante disse que com os produtos alimentares, pretende-se renovar a esperança das pessoas mais afectadas pelo impacto da pandemia do novo coronavirus, enquanto com os insumos agrícolas ensinar aos beneficiários a “pescar”.

Neste contexto, apelou aos beneficiários para que em nenhuma circunstância trespassem ou troquem os produtos alimentares e insumos agrícolas recebidos e destacou a responsabilidade social da Mozal, indicando que o apoio desta empresa tem-se notabilizado desde os primeiros momentos do diagnóstico da doença no país.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *