NoticiasAI

Reduz imundície no “Estrela”

Pelo menos cinco sanitários móveis foram colocados junto ao mercado e Escola Secundária Estrela Vermelha, no bairro do Alto Maé, cidade de Maputo, para minimizar a imundície na zona.

Antes da colocação das casas de banho, transeuntes, vendedores e clientes satisfaziam as suas necessidades biológicas ao ar livre e junto ao muro de vedação da escola, perigando a saúde pública.

Para além do cheiro nauseabundo, a urina carcomia a vedação e o passeio deste estabelecimento de ensino.

Neste contexto, vendedores e a direcção da escola pediram a colocação de sanitários, apelo que foi respondido pelas autoridades municipais.

Alcídio Maúndze, vendedor no “Estrela”, disse que os sanitários móveis estão a contribuir não só para a redução da imundície fora do mercado, como também no seu interior.

“Com o reforço das casas de banho, a demanda pelos sanitários dentro do mercado tende a reduzir, o que facilita a limpeza”, disse.

Nelson Buque, também vendedor, entende que ainda há necessidade de se sensibilizar as pessoas para o uso correcto das casas de banho móveis.

“Algumas pessoas continuam a urinar junto ao muro, a escassos metros de um sanitário desocupado. Por isso, as pessoas devem ser sensibilizadas e até punidas por não valorizar o esforço das autoridades”, referiu.

De referir que, para o uso do sanitário é cobrado o valor de cinco meticais.

    Fonte:Jornal Notícias