Reforçada capacidade de desinfecção de veículos e passageiros em Zavala

Ao chegar no posto administrativo de Zandamela, em Zavala, todas as viaturas são obrigadas a parar e ninguém entra ou sai da Província de Inhambane, sem passar pelo ritual. Desinfectar as viaturas por dentro e fora, medir a temperatura das pessoas e lavar as mãos.

É assim para todos e quem tiver registado temperatura suspeita é imediatamente testado para malária e caso dê negativo, o passageiro é encaminhado para o rastreio de Coronavirus.

Calma Marina é uma das milhares de pessoas que passam por Zandamela e reconhece a importância da passagem obrigatória, como forma de evitar que pessoas infectadas pela doença, transmitam para outras.

Na Vila de Quissico, todos edifícios públicos e privados, são pulverizados. O objectivo é evitar que os locais de concentração de pessoas se transforme num foco de contaminação.

Segundo o edil de Quissico Abílio Chiponde, a prioridade são os edifícios onde há aglomeração de pessoas tal é o caso das instituições públicas, estabelecimentos comerciais, entre outros. Além de pulverização, a edilidade tem estado a oferecer máscaras a pessoas vulneráveis, bem como a aqueles que por obrigação do trabalho, ficam expostas a outras.

Para garantir que toda corrente de contaminação seja quebrada, o governo distrital recebeu reforço de material de desinfecção, que deverá chegar a todos pontos do distrito.

O material é composto por detergentes, pulverizadores e baldes com as respectivas torneiras, foi oferecido pela Associação Txivuno Txa Vanana, uma agremiação local. Segundo Arteonesa Carlos, coordenadora da agremiação, pretende-se com a iniciativa, garantir que todas as viaturas, todos os locais e todas as pessoas, passem pela desinfecção e se evite contaminações em todo distrito.

Além de entrega de material, a associação Txivuno Txa vanana faz a sensibilização da população nos mercados e paragens de autocarros.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *