A MINISTRA dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, manteve segunda-feira um encontro virtual com o vice-ministro das Relações Exteriores e secretário de Estado para Assuntos Externos da Alemanha, Miguel Berger, com quem abordou ocombate ao terrorismo, afirmando que Moçambique precisa de mais apoio internacional.

Depois da reunião,que tinha como objectivo reforçar as relações bilaterais entre as nações, os dois dirigentes convergiram na necessidade de se mobilizar mais ajuda internacional para combater o terrorismo que flagela a província de Cabo Delgado desde 2017.

Trata-se de um problema que já forçou milhares de pessoas a abandonaras suas zonas de origem em busca de segurança noutros lugares, precisando de ajuda multiforme para prosseguirem com a vida.

Os dois dirigentes entenderam também que o apoio solicitado é extensivo à conclusão do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos homens residuais da Renamo e combate à Covid-19,que já matou mais de 500 pessoas no país.

Sobre estes dois últimos aspectos, aministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação aproveitou a ocasião para transmitir o reconhecimento do Governo moçambicano pelo apoio que a Alemanha tem proporcionado, nomeadamente aoDDR em curso eno combate ao novo coronavírus.

Por seu lado, o vice-ministro das Relações Exteriores e secretário de Estado para Assuntos Externos da Alemanha,anunciou a decisão do seu Governo de incrementar a sua contribuição à iniciativa COVAX.

Trata-se de um programa concebido pela Organização Mundial daSaúde (OMS) para o acesso equitativo mundial das vacinas contra a Covid-19, do qual Moçambique é beneficiário.

Durante a videoconferência, Verónica Macamo solicitou apoio da Alemanha para a candidatura de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

No mesmo encontro, a ministra convidou os empresários alemães a participarem no Fórum de Negócios que decorrerá à margem da Cimeira dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), prevista para ter lugar na cidade de Maputo em Maio ou Junho.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *