O governo norte-americano doou 2,2 milhões de dólares para apoiar, durante os próximos 10 anos, um novo programa denominado Actividade de Apoio Técnico ao Sector da Justiça (JUSTA) em Moçambique.

Trata-se de um programa que proporcionará formação no local de trabalho de cerca de 70 juízes e 110 procuradores para julgar crimes de tráfico de vida selvagem, proteger os direitos humanos, e combater a corrupção nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa no Norte de Moçambique.

Face os desafios para o acesso à justiça em áreas remotas, a JUSTA apoiará a utilização de tribunais móveis, permitindo aos juízes chegar aos cidadãos onde residem e proteger os seus direitos.

De acordo com a AIM, para melhorar a eficiência, a JUSTA vai assistir o Tribunal Supremo (TS) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) a implementar um sistema automatizado de acompanhamento da gestão de processos, bem como apoiar a luta contra a corrupção, reforçando os gabinetes de auditoria interna e as inspecções judiciais.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *