ACABA de ser reposta a iluminação pública nas escadarias das barreiras da Maxaquene, facto que empresta uma nova imagem ao local e segurança para os transeuntes, que se queixavam de serem vítimas dos malfeitores.

A iluminação foi reposta pela Electricidade de Moçambique (EDM) no início deste mês, facto que é louvado pelas pessoas ouvidas pelo “Notícias”, que consideram que a empresa foi de encontro às necessidades dos utentes da via, que liga a baixa da cidade de Maputo à zona da Polana, mais concretamente à Praça da Travessia do Zambeze.

Aliás, a insegurança no trajecto foi mote de uma reportagem publicada neste matutino a 12 de Julho, em que se apontava a falta de iluminação pública como uma das fragilidades que propiciava a acção dos marginais.

A incursão dos malfeitores não raras vezes resultou no roubo de bens como telemóveis, dinheiro, entre outros pertences dos transeuntes.

Manuel de Amaral, agente de segurança numa empresa situada nas imediações das escadarias, disse que a iluminação da via foi a melhor resposta que a EDM deu, faltando a PRM efectuar  o patrulhamento contínuo, visando garantir a segurança dos cidadãos no  trajecto.

Azanate Ussene, utente, referiu que espera que a Polícia também responda ao pedido aumentando o número de agentes de patrulha nas escadarias.

Eduardo Magaia, director da Área de Serviço ao Cliente da EDM no Distrito Municipal KaMpfumu, disse, em contacto com o “Notícias”, que esta é a terceira vez em menos de dois anos que a empresa intervém na reposição da iluminação neste caminho.

Referiu que o equipamento é vandalizado de forma recorrente por desconhecidos,  tendo criado prejuízos na ordem de 1,5 milhão de meticais.

Tal inclui cinco postes, mesmo número de candeeiros, 300 metros de cabo torçado e outros acessórios necessários a cada vez que se faz o trabalho.

Magaia apela às pessoas a denunciarem os actos de sabotagem da infra-estrutura da EDM pelo número 1455 ou às autoridades mais próximas.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *