O FUNDO das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) vai disponibilizar ao distrito da Moamba, província de Maputo, duas máquinas para a produção de feno para alimentar o gado durante a estacão seca.

O director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas, Elias Cuna, em declarações à AIM, explicou que a iniciativa consiste no corte de capim, que depois é conservado, deixando, deste modo, de estar exposto às queimadas descontroladas, uma prática recorrente no país.

Graças ao programa de repovoamento em curso, o distrito da Moamba conta actualmente com 69 mil cabeças de gado, ocupando a segunda posição, depois do distrito de Magude, na lista dos maiores produtores ao nível da província de Maputo.

Refira-se que na estacão seca o pasto por si só não fornece uma alimentação farta e de qualidade aos animais. Nessas condições, os produtores usam o feno como recurso para manter a produtividade, tanto do gado leiteiro quanto do gado de corte.

Para se ter uma ideia, em condições normais cinco quilos de feno por dia são suficientes para suplementar uma vaca adulta. A ideia é que o produtor seja capaz de colectar todo o excedente de capim produzido na sua propriedade. Além de garantir a alimentação do rebanho, ainda pode vender o mesmo a terceiros desde que tenha um produto de boa qualidade.
Cuna disse que a FAO também apoiou com 30 quilos de sementes a produção de hortícolas. Tem ainda agendado a abertura de três furos multiuso e a construção de três aviários com capacidade individual para dois mil frangos para apoiar o sector familiar.

“Antes da guerra dos 16 anos, o distrito da Moamba contava com 120 mil cabeças de gado bovino, cifra que reduziu para cinco mil no término do conflito”, disse Cuna.

A fonte destacou que o que o distrito ambiciona é voltar a alcançar e superar os índices alcançados antes da guerra.

Tudo indica que a meta poderá ser alcançada num futuro breve graças ao esforço de fomento que está a ser empreendido pelo Governo, em parceria com o sector privado.
O distrito da Moamba ainda não iniciou a produção de leite, estando concentrado apenas no gado para abate.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/66358-repovoamento-pecuario-ganha-estimulo-na-moamba.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *