Já foram repostos, este mês, os três sistemas de abastecimento de água danificados em Março último, em consequências das cheias e inundações ocorridas na Zambézia.

 A garantia foi dada na passada segunda-feira, em Quelimane, por Roberto Segredo, Chefe do Departamento de Águas na Direcção Provincial de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos na Zambézia.

Roberto Segredo disse tratar-se dos sistemas de abastecimento de água das vilas-sede de Mocuba, Morrumbala e Gilé, acrescentando que, ainda em consequência dos danos causados pelo ciclone tropical IDAI, cheias e inundações, 64 fontes estão danificadas nos distritos de Chinde e Luabo.

 Neste momento, segundo disse Roberto Segredo à Rádio Moçambique, esforços estão a ser envidados para a reabilitação daquelas fontes de abastecimento de água, podendo ser intervencionadas a partir do próximo mês.

Refira-se que os distritos de Chinde e Luabo não dispõem de sistemas de abastecimento de água.

Actualmente, a taxa de cobertura de abstecimento de água na Zambézia é estimada em 56 por cento, de um total de mais de cinco milhões de habitantes.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *