Arrancou há momentos a primeira reunião nacional das bancadas parlamentares da Frelimo, no distrito de Mocuba, província da Zambézia.

O evento é dirigido pelo Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi. Trata-se de uma acção enquadrada nas actividades programadas para a visita que o Chefe do Estado realiza hoje e amanhã nesta província.

São cerca de 250 participantes que representam as bancadas das Assembleias da República, Provinciais e dos Conselhos Municipais, que vão analisar e discutir as decisões do último congresso do partido Frelimo. A iniciativa visa também a capacitação das suas lideranças nos mais diversos níveis tendo em atenção as eleições deste ano e de 2019. 

No início da visita o presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu à inauguração da nova rede de energia eléctrica instalada no distrito de Derre, na província da Zambézia.

A rede é parte do projecto de electrificação em curso ao longo de todo o país. Esta inclui, igualmente, os distritos de Luabo e Mulevala, na Zamézia, e Doa, em Tete.

Foram investidos 112 milhões de meticais em Derre, dos 51.722.945.26 milhões de meticais alocados para toda a província da Zambézia. A rede está operacional desde Dezembro do ano passado.

A linha tem capacidade para 33 quilowatts, ligados por 86 quilómetros, a partir de Morrumbala.

No âmbito do mesmo projecto já foram instalados 15 postos de transformação que fornecem energia a várias localidades, 90 candeeiros e 20 quilómetros de baixa tensão. Numa primeira fase, a rede beneficia directamente a mil consumidores.

De acordo com o comunicado da Electricidade de Moçambique (EDM), “o projecto enquadra-se na política do governo que tem por objectivo fazer face à constante procura de energia eléctrica”.

Este projecto de electrificação do distrito de Derre é a continuação de um vasto programa de electrificação das sedes distritais na província da Zambézia. Neste momento, dos 22 distritos da província, 20 já se encontram electrificados, estando em curso obras para electrificação de Luabo e Mulevala.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *