SADC pede levantamento das sanções impostas ao Zimbabwe

Reunidos na 39ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada nos dias 17 e 18 de Agosto, na Tanzânia, os líderes africanos escolheram o dia 25 de Outubro para exprimir, colectivamente, o seu repúdio por meio de várias actividades e plataformas até que estas sejam levantadas.

O Zimbabwe está sob sanções económicas e financeiras desde 2001, impostas pelo Governo norte-americano e pela União Europeia. As sanções incluem restrições no apoio financeiro, banimento de viagens de determinadas personalidades zimbabwianas, trocas comerciais de bens e serviços de defesa e suspensão de todo o apoio governamental não humanitário.

No comunicado, Moçambique demonstra a sua solidariedade para com o povo zimbabwiano e associa-se aos demais Estados Membros da SADC que clamam pelo levantamento destas sanções, para que o povo zimbabwiano possa coabitar efectiva e harmoniosamente na aldeia global.

“Consideramos que o levantamento das sanções poderá viabilizar a atração de potenciais investidores estrangeiros para o Zimbabwe, após duas décadas de isolamento económico”, refere ainda o documento da Presidência.

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *