NoticiasAI

Saúde vacina 500 mil pessoas contra cólera em Cabo Delgado

SSC Combined Graduate Level Examination

2nd Loop EP alt Text

QUINHENTAS mil pessoas, dos distritos de Memba, Quissanga, Macomia e Mecúfi, afectadas pelo ciclone tropical “Kenneth”, na província de Cabo Delgado, vão ser vacinadas a partir da próxima semana contra a cólera.

A medida visa responder à eclosão da doença, após a intempérie.

Segundo a Directora Nacional da Saúde Pública, Rosa Marlene, as autoridades de Saúde detectaram 109 casos de cólera na província, sem registo de mortos.

Marlene indicou que para além deste trabalho, o sector que dirige está desde o início da semana a distribuir redes mosquiteiras nos centros de acomodação abertos.

“Iniciamos ainda a pulverização intradomiciliária para travarmos a proliferação de mosquitos. Por isso, apelamos à comunidade a colaborar com os agentes, permitindo o acesso às suas residências para o sucesso deste trabalho”, disse.

 A directora nacional de Saúde Pública apontou que em Cabo Delgado, onde ocorreu o “Kenneth”, os danos foram reduzidos, comparativamente à província de Sofala, em que se registou o ciclone tropical Idai.

“Em Sofala tivemos oito mortos dos seis mil pacientes registados com cólera. No entanto, actualmente, a situação epidemiológica está controlada”, apontou, adiantando que as autoridades distribuíram 160 mil redes mosquiteiras, logo após a intempérie nos centros de acomodação.

Segundo disse, está em preparação um plano de pulverização de 120 mil residências, de modo aumentar a protecção contra a malária.

Enquanto isso, iniciou esta semana a campanha de vacinação a nível da região centro do país e Inhambane, contra a Pólio, Sarampo e Rubéola, ao mesmo tempo que decorre a suplementação da Vitamina “A” e desparasitação. “Vamos disponibilizar ainda serviços de pré e pós-natal às mulheres”, disse Marlene, acrescentando que as vítimas dos ciclones estão a beneficiar de assistência psicológica para amenizar eventuais traumas decorrentes destes eventos.

    Fonte:Jornal Notícias