NoticiasAI

Secundária da Matola apetrechada com equipamento informático

A ESCOLA Secundária da Matola, na província de Maputo, beneficiou hoje de equipamentos de multimédia e de comunicação sem fio (wireless) a ser usado por professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Trata-se de 118 pontos de acesso à rede sem fio, oito inter-contectores, protecção contra intrusão, quatro armários com UPS’s, uma tela interactiva inteligente de vídeo- conferência, doados pela Huawei Technologies Mozambique, no âmbito do projecto piloto Smart School.

A cerimónia de recepção do donativo foi dirigida pela ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua.

Na ocasião, Namashulua, enalteceu o gesto e afirmou que o material irá beneficiar cerca de 9.349 alunos, dos quais 5.173 são raparigas.

Acrescentou que o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) tem vindo a apostar no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sobretudo no acesso ao conhecimento e na gestão integrada do sistema educativo, como resposta aos desafios que o pelouro enfrenta na actualidade.

A ministra garantiu que o Governo está a investir na melhoria das condições de aprendizagem, através da formação de professores à altura das exigências actuais impostas pela pandemia da Covid-19.

Avançou que as TCS’s devem ser usadas de forma criativa pelos professores e alunos para partilhar experiências pedagógicas, devendo trazer dinâmica na escola de forma a valorizar o esforço do Governo e parceiros.

“Gostaríamos de exortar a toda comunidade escolar, particularmente os alunos, para que façam o bom uso das ferramentas disponibilizadas, garantindo a sua manutenção e conservação, para que mais estudantes e professores beneficiem deste nobre investimento”

Por sua vez, Wukui, director da Huawei em Moçambique, referiu que a iniciativa enquadra-se na responsabilidade social da entidade.

“Esperamos que a entrega destes equipamentos contribua na aceleração, inovação e desenvolvimento do projecto Piloto Smart School, para a sua rápida implementação nesta escola, por sinal o primeiro estabelecimento de ensino a beneficiar desta iniciativa ao nível da província de Maputo”, sublinhou. 

Fonte:Jornal Notícias