A questão do segredo do Estado continua a dificultar as acções de fiscalização da implementação do Plano Económico e Social (PES) do Ministério da Defesa Nacional, pela Assembleia da República (AR).

A constatação foi feita pelo presidente da Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública (CDSOP), da AR, Jerónimo Malagueta, no final da audição ao ministro da Defesa Nacional, Salvador M’Tumuke, sobre o PES e o respectivo orçamento para 2018.

“Essa é a única dificuldade que constatámos. Reconhecemos que algumas questões estão relacionadas com o segredo do Estado, mas se está no Plano Económico e Social é porque a sua execução deve ser partilhada com a população”, afirmou Malagueta.

Ele lamentou a ausência de investimentos no sector de Defesa e como consequência disso o sector não cumpriu algumas metas que estavam inscritas no Plano Económico e Social deste ano. “Isso pode se compreender tendo em conta o cenário de crise em que o país se encontra”, acrescentou.

“Houve apenas investimentos para os salários, alimentação e alguma logística, mas não se fez muito para melhorar as infra-estruturas, por exemplo”, disse Malagueta.

 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/73300-segredo-do-estado-dificulta-fiscalizacao-da-area-de-defesa.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *