Com vista a garantir o fornecimento contínuo de água potável com o padrão de qualidade recomendado pelo Ministério da Saúde (MISAU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) iniciou segunda-feira, 3 de Junho, a lavagem e desinfecção de decantadores e cisternas, na Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi, bem como dos reservatórios, nos Centros Distribuidores.
A acção, que se enquadra no plano de manutenção de infraestruturas e órgãos hidráulicos da empresa, terá uma duração aproximada de dois meses.
De acordo com a Directora de Manutenção da AdeM, Cláudia Ronda, o processo de lavagem vai abarcar todos os 42 órgãos hidráulicos, sem, no entanto, afectar o abastecimento de água.
“Optamos por realizar esta empreitada nesta altura do ano, por ser o período em que se registam baixos níveis de consumo de água, por causa das baixas temperaturas, daí que os efeitos secundários do processo serão mínimos”, explicou a directora de Manutenção.
A lavagem dos decantadores, cisternas e reservatórios de água, conforme destacou, constitui um acto de manutenção das infraestruturas, cujas paredes acumulam incrustações no decurso da sua utilização.
“A remoção destas incrustações visa garantir a continuidade do fornecimento de água dentro dos parâmetros de qualidade recomendados pelo MISAU e a OMS”, concluiu.