O candidato paulo Vahanle, da Renamo, lidera a contagem na segunda volta da eleição intercalar para presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula com 58 por cento dos votos, contra 42 do seu opositor Amisse Cololo, da Frelimo.

Estes dados, revelados ontem à noite, correspondem ao apuramento parcial em cerca de 140 mesas de assembleias de voto, correspondentes a 33 por cento.

A contagem parcial iniciou logo depois do encerramento das mesas de assembleias de voto e deve ser concluída pela madrugada de hoje nas 401 mesas que funcionaram ontem em Nampula, sendo que os editais serão hoje remetidos à Comissão Distrital de Eleições, a quem cabe divulgar os resultados parciais dentro dos próximos dois dias.

A tendência dos elevados níveis de abstenção manteve-se nesta segunda volta, a avaliar pelo número de votantes, pois, em mesas com oitocentos ou mesmo mil eleitores inscritos, apenas uma média de 250 foram votar.

O presidente da Comissão Distrital de Eleições, Martinho Marcelino, fez uma avaliação preliminar positiva do processo de votação, referindo que tudo decorreu de forma tranquila.

O porta-voz da PRM, Zacarias Nacute, também se refere ao controlo total do processo, não obstante a Sala da Paz, uma organização da sociedade civil que observou a votação, e revela o registo de três ilícitos eleitorais, nomeadamente, os dois primeiros, da detenção de dois jovens que estavam a fazer campanha a favor do candidato da Renamo e, o terceiro, de uma cidadã que estava a entregar uma lista de 24 pessoas estranhas a um presidente de mesa.

De acordo com o recenseamento eleitoral de 2013, a cidade de Nampula tem inscritos 297 mil eleitores que ontem deviam exercer o seu direito de voto, num processo que não só decorreu num ambiente ordeiro e tranquilo, como também viu corrigidas algumas das irregularidades constatadas na primeira volta.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *