Sheik Aminuddim Muhammad defende retorno aos cultos religiosos

O Presidente do Conselho Islâmico de Moçambique, Sheik Aminuddim Muhammade defende retorno aos cultos públicos e presenciais nas mesquitas e igrejas, com excepção para os locais sem condições de segurança criadas. Muhamade diz ainda que com a falta de donativos e contribuições as mesquitas enfrentam problemas de tesouraria.

O debate em torno do retorno ou não aos cultos públicos e religiosos nas igrejas e mesquitas continuam a dominar debate público no país. Para Sheik Aminuddim Muhamadd, Presidente do Conselho Islâmico de Moçambique, a reabertura para os cultos públicos nas mesquitas e nas igrejas vai permitir, a renovação espiritual dos crentes no contexto da COVID-19 e outras enfermidades.

“ “Eu acho que é uma posição unânime de todos religiosos que devíamos voltar as igrejas e aos locais de culto e as mesquitas para nos também darmos a nossa contribuição através das orações. Sabemos muito bem que muitos talvez estão a espera de vacinas e outros tratamentos para travar a pandemia, mas a oração também faz milagres”.

Nestes quatro meses em que o país observa o Estado de Emergência, há mesquitas que enfrentam problemas de tesouraria e já despediram trabalhadores.

“Neste momento, por exemplo, nós temos problemas por causa dos cultos estarem encerrados, não há frequentadores nos locais de cultos, muitas mesquitas que sobrevivem na base de donativos estão a enfrentar grandes crises no pagamento da agua e luz e ate de salários. Então eu acho que vamos enfrentar muitos problemas desses”.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *