As Nações Unidas esperam que esta ronda e as seguintes façam avançar uma solução diplomática para o conflito sírio, com base no quadro aprovado pelo Conselho de Segurança, sobre o qual De Mistura prevê informar antes de final deste mês.

Na anterior ronda, a quinta do chamado processo de Genebra, terminou no passado a 31 de Março com uma leitura esperançada do organismo dirigido pelo português António Guterres, por ter sido abordado, pela primeira vez, “com substância e em detalhe” os pontos da agenda acordada.

Porém, as duas partes saíram da cidade suíça entre recriminações mútuas e acusações de falta de vontade real em avançar para um acordo de paz.

As novas discussões decorrerão depois de, na semana passada, Rússia, Turquia e Irão concordarem em criar quatro zonas seguras no país, de forma a reduzirem a violência e facilitar a protecção à população civil.

O regime de Damasco comprometeu-se hoje a respeitar o acordo, mas advertiu que responderá a possíveis violações do pacto, enquanto a oposição se desmarcou do pacto devido à participação do Irão no processo. [FM]

http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/internacional/siria-proximas-negociacoes-de-paz-agendadas-para-16-de-maio/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *