ISAURA Afonso, José Martins e Alberto Zandamela são os grandes vencedores do prémio “Jornalismo, Género e HIV/SIDA” nas categorias de Rádio, Televisão e Impresso Escrita, respectivamente.

Numa gala havida ontem em Maputo, por ocasião Dia Mundial de combate ao SIDA, coube a  cada um dos três  laureados um cheque no valor de 50 mil meticais.

Isaura Afonso, jornalista da Rádio Moçambique, concorreu com o trabalho intitulado “A problemática da transmissão vertical do HIV da mãe para o bebé”. Já José Martins, afecto a Televisão de Moçambique (TVM)- delegação de Tete, convenceu o júri com o trabalho “HIV/SIDA: Tete reduziu de 16 por cento para 5.2 por cento em 12 anos.” Enquanto isso, Alberto Zandamela, do Instituto de Comunicação social, participou no certame com a reportagem “declaração de uma mulher seropositiva.”

Numa gala que contemplou alguns momentos culturais com o grupo teatral Kuyanakanha e o declamador Obedes Lobadias – coube a Neyma Izidine a missão de anunciar os vencedores. A locutora da RM presidiu o júri, também composto por Belmiro Adamugy, do jornal “Domingo” e por Jeremias Langa, do grupo “Soico”.

O prémio Jornalismo, Género e HIV/SIDA foi lançado este ano pela Associação da Mulher na Comunicação Social – AMCS, com a finalidade de incentivar jornalistas a escreverem mais sobre matérias ligadas ao género e ao HIV/SIDA, uma das formas que a agremiação encontrou para contribuir para a redução dos índices de seroprevalência no país.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/73907-sobre-genero-e-hiv-sida-amcs-premeia-melhores-trabalhos-jornalisticos.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *