NoticiasAI

STAE capacita membros dos órgãos eleitorais

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na cidade de Maputo procedeu, ontem, à formação de órgãos eleitorais de apoio oriundos de sete distritos da cidade, em matérias de lei eleitoral, à luz da nova legislação aprovada recentemente.
A capacitação em matéria de legislação eleitoral foi destinada não só a novos membros dos Comités distritais, como também aos antigos membros, para garantir uma actualização dos procedimentos face à nova abordagem das eleições presidenciais, legislativas e de assembleias provinciais agendadas para 15 de Outubro próximo.
O acto foi dirigido por Paulo Cuinica, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
“Estamos envolvidos na formação dos órgãos centrais de apoio. Como sabem, houve tomada de posse de colegas membros das comissões distritais. Como tal, é necessário capacitá-los em matéria de legislação eleitoral para permitir que no dia da votação possam saber como proceder em relação a todos os aspectos que têm a ver com a votação e com o apuramento”, disse, citado pela AIM.
Segundo Cuinica, o exercício não só engloba os órgãos eleitorais de apoio, como também visa formar formadores de nível provincial, num processo que terá a duração de 10 dias, para que esses, por sua vez, possam formar os membros das mesas de voto (MMV´s).
“Estes também precisam de formação, porque no próprio dia devem estar capacitados e saber como proceder em relação a todas actividades. Os MMV´s, no dia da votação, representam os órgãos eleitorais e, como tal, devem estar capacitados para poderem exercer com exactidão todas as funções que deles se espera”, anotou.
Por sua vez, Ana Chemane, presidente da Comissão Provincial de Eleições (CEP) da cidade de Maputo, afirmou que em questões de números só serão apurados 216 formandos, dos 238 candidatos a formadores provinciais.
Disse ainda que as questões de subsídio estão acauteladas, pois vai-se pagar logo que terminarem o trabalho.
A nível da cidade de Maputo serão formados 238 candidatos a formadores provinciais, para deles se seleccionar 216 e, por sua vez, os 216 formandos vão formar, a nível da cidade de Maputo, 7561 membros das mesas das assembleias de voto, disse.
A formação dos membros das assembleias de voto vai começar no dia 2 de Outubro próximo.

 

   

 

    Fonte:Jornal Notícias