NOVECENTAS e cinquenta e seis toneladas e meia de pescado foram exportadas, este ano, das quais 442,3 resultantes da pesca artesanal e 514,2 de aquacultura, superando a meta inicialmente prevista de 930 toneladas.

África do Sul, Zâmbia, Congo, Malawi e Zimbabwe foram os pontos de chegada dos produtos pesqueiros exportados, tal como fez saber a directora provincial de Agricultura e Pescas, Odette Naftal, aquando da apresentação do balanço anual das actividades do sector.

Apontou que ao nível da pesca artesanal foram capturadas 17.874 toneladas, enquanto na aquacultura houve uma produção situada em 1253,3 toneladas, representando um crescimento acima dos 40 por cento nos dois subsectores.

“Os resultados obtidos na aquacultura são, em grande medida, fruto das actividades de povoamento de tanques piscícolas e gaiolas, um pouco por todos os distritos, bem como da entrega de ração para alimentar os alevinos”, realçou.

Revelou que da inspecção feita a mais de 11.600 artes, nos centros de pesca dos distritos de Cahora Bassa, Mágoè, Marávia, Zumbu e Mutarara, as autoridades decidiram destruir 3752 por serem nocivas à reprodução das espécies.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *