Há tira-teimas no Complexo Desportivo de Tchumene, na Arena Lalgy. Black Bulls e Costa do Sol voltam a defrontar-se num confronto de titãs, já com uma certa tendência, para o lado dos “touros”, e que os “canarinhos” vão procurar contrariar. É o jogo da segunda mão dos quartos-de-final da Taça de Moçambique ZAP, a realizar-se no sábado, quando forem 15h00, com o Costa do Sol à procura de contrariar a tendência do confronto directo e o favoritismo da Black Bulls, depois do empate a um golo na primeira mão.

Sem dúvidas, haverá muita poeira na Arena de Tchumene, este sábado, quando a Black Bulls e o Costa do Sol se defrontarem para a segunda mão da Taça de Moçambique ZAP. Depois do empate na primeira mão, a uma bola, as duas equipas procuram um lugar na final four da prova, que terá lugar em Nampula, onde se vão disputar os jogos das meias-finais e da final.

A poeira será levantada nessa luta, onde o canário vai tentar derrubar o touro, ou o touro vai querer depenar o canário, num embate sempre apetecível entre as duas equipas, tanto dentro como fora das quatro linhas.

A Black Bulls parte como favorita para este jogo, não só pelo resultado alcançado na primeira mão, mas principalmente pelos resultados no confronto directo entre as duas equipas.

Só este ano, nas três partidas já disputadas, os “touros” venceram dois, um deles de forma categórica, por 3-1, no seu reduto, e outro com alguma polémica à mistura, por 2-3 no ninho do canário, para além do referido empate a um golo, no Matchiki Tchiki.

São, ao todo, 10 jogos disputados entre Black Bulls e Costa do Sol, com os “touros” a terem vencido oito jogos, e os “canarinhos” a conseguirem apenas dois empates.

Para a Taça de Moçambique, será o tira-teimas, uma vez que será o terceiro jogo entre ambos, com a Black Bulls a vencer o primeiro deles, em 2023, por claros e categóricos 5-2, e este ano um empate a um golo. O Costa do Sol vai procurar equilibrar, pelo menos nesta prova, o confronto directo.

Porém, há mais: os “canarinhos” ainda não venceram nenhum jogo diante da Black Bulls e esta pode ser a primeira vez deles. Seria uma verdadeira festa no ninho do canário.

Mas atenção que a Black Bulls é detentora do troféu e quer chegar o mais longe possível, nomeadamente a revalidação da Taça conquistada no ano passado às custas da União Desportiva de Songo, no “Caldeirão” do Chiveve.

Wilson Muianga é o árbitro escolhido para ajuizar o único embate de sábado e será auxiliado por Arsénio Maringule e Eugénio Machaieie, tendo Ema Novo como o quarto árbitro.

 

Mais dois semi-finalistas serão encontrados no domingo

Os quartos-de-final prosseguem no domingo com mais dois jogos, fora da capital, envolvendo equipas que disputam o Moçambola 2024. Na vila de Songo, em Tete, a União Desportiva de Songo recebe o Desportivo de Nacala.

Na primeira mão, os “canarinhos” de Nacala contrariaram o favoritismo dos “hidrocarbonetos” e venceram em casa por 2-1, com Macamito e Macaime a serem os autores dos golos da equipa da casa, e Dominguez a reduzir, para lá dos 90 minutos. Será um jogo onde a União Desportiva de Songo é claro favorito a vencer, mas com a atenção de saber que os jogos da Taça são sempre uma caixinha de surpresas.

O confronto entre as duas equipas pende para o lado dos “hidroeléctricos”, que em 15 jogos disputados venceram oito e perderam quatro, para além de três empates. Esta época, defrontaram-se duas vezes, uma para o Moçambola, em Songo, com vitória dos anfitriões (2-0) e outra para a Taça de Moçambique, em Nacala, que terminou com o 2-1 para a turma da casa.

Os últimos resultados são animadores para as duas equipas e, por isso, este domingo, também pode ser uma incógnita o resultado final. Berton Lifiando vai ajuizar a partida, sendo auxiliado por Bismuldo Lucas e Omar João. Chinai Jairosse será o quarto árbitro.

Já no “Caldeirão” de Chiveve haverá um jogo quase com um vencedor à vista. O Ferroviário da Beira recebe o Textáfrica com todas as condições de sorrir, não só pelo resultado trazido da primeira mão, mas pelo momento das duas equipas.

Na Soalpo, na primeira mão, os “locomotivas” venceram à tangente e querem repetir a proeza e chegarem à final four de Nampula. Certamente, o Textáfrica vai tentar surpreender e contrariar o favoritismo dos “locomotivas”, o que se afigura tarefa difícil. Mas na Taça de Moçambique tudo é possível.

Para este jogo, a Comissão Nacional de Árbitros de Futebol, CNAF, nomeou Nelson Valdez para ser o árbitro principal, enquanto Isac Domingo e Dorival Liquitiwa serão os auxiliares. Gomes Amisse é o quarto árbitro.

Entretanto, os jogos da segunda mão dos quartos-de-final Taça de Moçambique não acontecem todos este fim-de-semana, uma vez que o último semi-finalista só será conhecido a 17 de Novembro próximo, quando o Ferroviário de Maputo receber a Associação Desportiva de Vilankulo.

O embate devia acontecer este domingo, mas, devido a questões logísticas, ficou remarcado para o dia 17 de Novembro próximo.

 

CONFRONTOS ENTRE BLACK BULLS E COSTA DO SOL Data Visitado Res. Visitante Competição 03/08/2024 Costa do Sol 1-1 Black Bulls Taça de Moç. 10/08/2024 Black Bulls 3-1 Costa do Sol Moçambola 21/04/2024 Costa do Sol 2-3 Black Bulls Moçambola 03/09/2023 Black Bulls 5-2 Costa do Sol Taça de Moç. 29/07/2023 Black Bulls 3-1 Costa do Sol Moçambola 23/04/2023 Costa do Sol 0-1 Black Bulls Moçambola 04/12/2022 Black Bulls 3-0 Costa do Sol Moçambola 19/10/2022 Costa do Sol 0-1 Black Bulls Moçambola 17/10/2021 Black Bulls 1-0 Costa do Sol Moçambola 20/06/2021 Costa do Sol 2-2 Black Bulls Moçambola

DADOS GERAIS Jogos Totais 10 Vitórias Costa do Sol 0 Vitórias Black Bulls 8 Empates entre Ambos 2 Golos do Costa do Sol 9 Golos da Black Bulls 23

 

QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA DE MOÇAMBIQUE JOGOS DA SEGUNDA MÃO DATA VISITADO VISITANTE 1ª MAO Sábado Black Bulls vs Costa do Sol 1-1 Domingo Fer. Beira vs Textáfrica de Chimoio 1-0 Domingo UD Songo vs Desportivo de Nacala 1-2 17/11/2024 Fer. Maputo vs AD de Vilankulo 0-0

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *