NoticiasAI

Tempestade tropical Eloise já atingiu canal de Moçambique

A TEMPESTADE tropical Eloise já atingiu o Canal de Moçambique, prevendo-se que afecte as províncias de Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo, a partir deste fim-de-semana.

A informação foi avançada na manhã de hoje à Rádio Moçambique, por Mussa Mustafa, director Geral-Adjunto do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

“Neste momento o epicentro da tempestade encontra no Canal de Moçambique onde as temperaturas das águas do oceano são muito elevadas e, isto condiciona a sua intensificação. Os nossos prognósticos indicam que gradualmente o sistema vai descendo sobre o canal e a partir da noite de amanhã sexta-feira(22), começa a aproximar-se muito mais à nossa costa, em particular nas província de Sofala e Inhambane. Na noite de sexta-feira nós prevemos que a tempestade Eloise comece a influenciar o estado do tempo”, explicou Mustafa.

 A tempestade tropical severa Eloise foi objecto de discussão na reunião multissectorial realizada, esta quarta-feira (20) em Maputo, envolvendo instituições do Estado.

No encontro, António Beleza, técnico do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres disse que, hoje, equipas multissectoriais serão enviadas a algumas províncias no âmbito da mitigação do impacto do fenómeno.

No encontro foi anunciado que cerca de 600 mil pessoas poderao ser afectadas, sendo três mil pescadores artesanais da província de Inhambane, com o foco para os distritos de Massinga e Inharrime, esperando-se ventos a atingir 95 km/h e ondulação no mar entre os 7 e 8 metros, agravando-se no dia 24.

Já em Gaza e Maputo, o cenário o terá menos de Intensidade em toda a faixa costeira,  com aproximadamente o pico de ventos a 60km/h e ondulação entre 3 e 4 metros.

As autoridades aconselham a recolha de embarcações usadas na actividade piscatórias.

Fonte:Jornal Notícias